Canil Matsuyama - Raça Akita Inu

A origem dos Akitas de pelo longo – Long Coat

6 de setembro de 2015

natsu-akai

A discussão sobre cores de pelos e preferências nos cães da raça Akita se dá há mais de 50 anos.
O comprimento dos pelos nestes cães se tornou o assunto mais importante em muitos países e sempre deve ser tratado quando se pretende fundar um criadouro da raça.

Há uma teoria que diz que o gene do pelo longo foi introduzido por volta de 1905 após o término da Guerra entre a Rússia e o Japão. Hokkaido, é uma ilha no norte do Japão, separada das ilhas Sakhalin que foi anteriormente de domínio russo popularmente chamada de Karafuto.

karafuto-mapa

Quando esta área tornou-se território japonês, viajando-se entre Hokkaido e Karafuto podia-se notar a intensificação destas áreas por conta da existência de grande escala de industria pesqueira.

karafuto-canil-matsuyama

Mutsuo Okada, residente em Tokyo, criador de Akitas e autor de vários livros, reportou que “ um grande número de homens jovens das áreas de Akita e Aomori atravessaram o oceano para chegarem até Karafuto …” Cães de Hokkaido se acasalaram com cães de Karafuto e o Sr.Okada observou o seguinte: “ a aparência de pelo longo, é uma praga para os criadores de hoje.” É verdade ainda hoje que os pioneiros da raça gastaram muitos anos e muitos esforços foram feitos, purificando a raça”, mas falharam.

Muitos pelo longos mostram outras características do cão Karafuto. Eles tem tendências para serem um pouco mais tranquilos, calmos e complacentes, são mais plácidos, geralmente mais obedientes e mais determinados para agradarem. É uma forte indicação que aconteceram inter acasalamentos.

Infelizmente não tem cães Karafutos puros com que o Akita pelo longo possa ser comparado mesmo tendo sido fundado uma Sociedade de Preservação do Karafuto a raça infelizmente foi extinta.

Karafuto é um cão maravilhoso e companheiro de crianças. O Karafuto agora só existe na memória de quem o amou e nas maneiras gentis do Akita pelo longo.

akita-pl-02
Referencia:

The World of the Akita – Autor: Bárbara J.Andrews.

Como o Canil Matsuyama trata os seus filhotes de Akita de pelo Longo?

Sempre fizemos de tudo para agir com ética e respeito na criação de cães, fazemos de nossa criação um Hobby, uma paixão que toma conta de toda a nossa família, dedicamos a maior parte de nosso tempo aos cães, até abrindo mão de coisas que a maioria das pessoas acha normal, e acreditamos que todos os cães que fazem parte deste dia a dia merecem respeito bem como as pessoas que nos procuram para obter um de nossos filhotes.

O quesito pelo Longo é uma falta desqualificante no padrão oficial da raça Akita, portanto o Akita de pelo Longo não servirá para exposições de beleza e nem servirá para fazer parte do plantel de criação de nenhum canil, o ideal é que este filhote seja castrado para que não seja utilizado e não prolifere ainda mais o GEN do pelo Longo, porém pode ser utilizado como cão de companhia e guarda sem problemas.

Garantimos que o filhote de Akita de pelo Longo é um Akita normal, com todas as caracteristicas da raça e até algumas mais segundo alguns donos de Akitas pelo Longo, segundo eles os PL ou pelo Longos são mais inteligentes, mais dóceis, mais amáveis, mais obedientes, o que nos deixa muito felizes pois pelo Longo ou não são parte de nossa família e portanto um pedaço de nós em outros lares.

Quando os temos em nosso canil é com prazer que anunciamos e escolhemos famílias que sejam boas proprietárias e cuidem com amor, atenção, muito carinho e boa educação os nossos pelos Longos, o que em nada denigre a nossa criação ou plantel, pois só tem um jeito de retirar os GENs dos pelos Longos da Raça Akita, acabar com a raça e evidentemente isto não é possível e nem plausível, portanto é nossa obrigação trata-los com respeito e zelar por eles.

Abraço a todos,

Roberto Bezerra da Silva – Criador